Caspa – Tratamento e Prevenção

Por Ana Carvalho

Pelo menos 50% dos brasileiros tem caspa uma vez ao ano,  as causas podem ser muitas, mas sabe-se que elas são mais comuns pelo frio, transpiração, baixa freqüência de lavagem dos cabelos, estados de tensão nervosa,  tudo isso propicia o aumento de microorganismos no couro cabeludo, como bactérias e fungos.

Tratamento:

Pra quem só tem caspa às vezes o tratamento é simples, basta lavar, com um shampoo anti-resíduo ou anti-caspa. Porém quem tem caspa crônica, o tratamento é eterno, já que a caspa não tem cura definitiva. Os cabelos precisam ser lavados diariamente, com shampoo indicado por um dermatologista. Para evitar que a caspa vire seborréia.

Quem faz escova com muita freqüência, tende a ficar mais tempo sem lavar os cabelos, o que não é indicado.

O ideal é usar um bom shampoo ante oleosidade, e uma máscara hidratante capilar, assim os fios ficam mais fáceis de serem escovados, e você pode lavá-los com mais freqüência. Evitando assim o surgimento da caspa.

 Shampoo ideal.

Quando for comprar seu shampoo olhe o rótulo. Substâncias como o sulfato de selênio, zinco piridine, corticóides, ketoconazol, e o octopirox; usados sob a forma de xampus, condicionadores ou tônicos capilares, tem sido usados com bons resultados no controle da caspa.

Octol da Bio Extratus - http://www.bioextratus.com.br/produtos/octol/

Condicionador pode?

Pode sim, apenas nas pontas, se você passar condicionador ou máscara capilar na raiz dos cabelos, ele tende a ficar mais oleoso e mais propício ao surgimento da caspa.