Para ter um cabelo bonito e bem cuidado!

Por Ana Carvalho

Para ter um cabelo bonito e bem cuidado, como os que aparecem no comercial de shampoo, capa de revista e telas de cinema é necessário seguir um ritual, que tem muito de cada cabelo e que serve para todo mundo e todo tipo de cabelo.

Alimentação:

Não deixe de colocar em seu prato:

Pepino – por ser rico em silício e enxofre, o pepino fortalece o cabelo e estimula seu crescimento. Deve ser consumido regularmente.

Cenoura – consumida regularmente, a cenoura tem a propriedade de fortalecer os cabelos.

Vinagre – o vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos. Proporciona resultados tanto pela ingestão como pelo uso tópico.

Alecrim – ótimo tempero, mas dessa vez o uso é externo. Para combater queda de cabelos, friccione regularmente essência de alecrim sobre o couro cabeludo.

 Minerais importantes para os fios:

Magnésio – é essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.

Cálcio – a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.

Sódio – ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.

Potássio – é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.

Zinco – é ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.

Lavagem:

Se seu cabelo for normal a oleoso, tudo bem lavar todos os dias. Mas se for seco ondulado ou ressecado, o ideal é lavar  duas ou três vezes por semana. A gente explica por que: como a oleosidade da raiz demora a atingir o comprimento e as pontas, é melhor ficar um período maior sem passar produtos detergentes para não retirar o sebo.

Também é importante escolher o shampoo certo para a necessidade do seu cabelo, como já disse nesse post aqui.

Hidratação:

Quando for hidratar é importante que não use condicionador. Apenas shampoo e a máscara capilar. Em casos de cabelos muito secos, é aconselhável a pessoa trocar o condicionador pela máscara capilar. E fazer a hidratação sempre que lavar, já no chuveiro mesmo.

Deslize o creme várias vezes no mesmo tufo. Repita a operação no cabelo todo, aguarde cinco minutos no calor do chuveiro e enxágue. Também vale a pena investir nas hidratações power de salão uma vez por mês. Se o seu fio estiver muito danificado, faça duas vezes por semana em casa e a cada 15 dias no cabeleireiro. Se o cabelo estiver normal, não desista da hidratação, faça toda semana, uma máscara em casa.

Defina o look:

Para dias de estrela, é necessário definir o look do sue cabelo. Agora que ele já está bem cuidado, hidratado isso fica fácil.

Primeiro você precisa saber o que quer. Para alisar, é importante sempre usar um protetor térmico antes do secador e chapinha. Já com os cabelos crespos, cacheados e encaracolados, é necessário uma atenção especial, pois se o contorno não for bonito, ele vira uma arapuca! Por isso tenha sempre um leave-in ativador ou modelador de cachos a tiracolo. Além de dar brilho, ele deixa os fios desenhados. Passe amassando de baixo para cima toda vez que você molhar a cabeleira, mesmo se não lavou. A quantidade indicada é uma moeda de um real em todo o comprimento e pontas. Depois deixe secar naturalmente, só que longe do vento para não desmanchar as ondas. Se não puder esperar para sair de casa, lance mão do difusor – ele ajuda a secar rápido e não detona o cabelo. Seque das pontas à raiz, posicionando as bolinhas sempre de baixo para cima. O babyliss também é uma opção para aqueles dias em que é preciso uma produção mais caprichada. Para não ficar artificial, faça assim: após lavar e secar, separe mechas aleatórias e enrole no aparelho. Fique atenta ao diâmetro do acessório – ele deve ser igual ao do seu cachinho natural.

Devem ser evitados:

Banhos excessivamente quentes prejudicam os cabelos, tornando-os ressecados e quebradiços.

O sol das horas mais quentes do dia deve ser evitado. Ele queima os cabelos e resseca-os. Principalmente as pontas sofrem com isso. Ficam quebradiças, facilitando a formação de nós e pontas duplas.

O uso de tinturas artificiais e produtos fixadores que contêm álcool prejudicam a qualidade dos cabelos, tiram vida e brilho.